18/11/07

Moradores protestam contra a REN

Moradores de várias zonas do concelho de Almada afectadas pela passagem da linha de muita alta tensão criaram uma comissão para avançar com uma acção judicial conjunta em tribunal contra a Redes Energéticas Nacionais (REN).

Bruno Silva, morador na Quinta de São Macário, uma das zonas afectadas pela linha de muito alta tensão, disse que a queixa em tribunal avançará «seguramente antes do fim do ano, mas provavelmente ainda este mês». A principal reivindicação do movimento de cidadãos passará pela «mudança de traçado para outros locais menos urbanos», visto que, «ao contrário do que foi pensado anteriormente, as linhas enterradas também prejudicam a saúde, ainda que com 10 por cento de intensidade a menos».

A criação desta comissão de moradores surgiu numa reunião mobilizada na noite de sábado para domingo por moradores da Quinta de São Macário e que reuniu mais de 60 pessoas de várias zonas do concelho de Almada por onde passa a linha de muito alta tensão. «Com a realização desta reunião ficámos a saber que outras pessoas do concelho já estavam a avançar com acções em tribunal e decidimos que, a partir de agora, qualquer acção decorrerá em parceria entre todos», explicou Bruno Silva.

Moradores de Pêra, da Quinta da Morgadinha, da Regateira, da Charneca de Caparica, de Palhais, de Valverde, de Vale Rosal e da Quinta de São Macário estiveram presentes, além dos directores de dois colégios, o Campo de Flores e o Sol e Mar, e do presidente da Junta da Charneca de Caparica, Fernando Jorge. De acordo com Bruno Silva, um dos moradores revelou ter uma proposta de um escritório de advogados que «oferece os seus serviços para defender a causa».


(fonte: O Primeiro de Janeiro)

Sem comentários: