23/11/07

Almada contra linha de alta tensão

A Câmara Municipal de Almada revelou estar contra o traçado da linha de muito alta tensão que passa no concelho, depois de ter detectado 20 postes considerados «em desconformidade» e que deverão mudar de localização.

Quarta-feira, durante uma sessão ordinária de Câmara, a autarquia pronunciou-se desfavoravelmente contra o traçado proposto pela Rede Eléctrica Nacional (REN), através de uma intervenção do Vereador do Urbanismo, José Gonçalves. Em causa está o traçado que liga as subestações de Fernão Ferro, Seixal, e Trafaria, em Almada.

Com aposição agora assumida, a autarquia coloca-se ao lado das populações numa eventual luta por outras soluções que não uma linha aérea.

Desde que o processo entrou em fase de consulta pública, o que ocorreu em Janeiro de 2006, que a câmara tem vindo a discordar do traçado proposto REN, propondo, como alternativa, que a linha seja instalada junto à A-2 e ao IC-20.

A proximidade de habitações, o incumprimento de alvarás, a interferência com estudos que estão a ser realizados pela Câmara e/ou o afastamento em relação ao traçado original são algumas das anomalias detectadas que levaram a autarquia a considerar 20 postes em desconformidade e a propor novas localizações.

(fonte: Correio da Manhã)

Sem comentários: