21/11/07

Câmara discute hoje postes de muito alta tensão

A Câmara Municipal de Almada pronuncia-se hoje sobre o traçado da linha de muito alta tensão no concelho em reunião ordinária de Câmara, com a presença de população que se tem mostrado insatisfeita com a instalação.

A recém criada comissão de moradores das zonas afectadas pela passagem da linha de muito alta tensão no concelho, uma linha que faz ligação entre as subestações de Fernão Ferro, no Seixal, e Trafaria, Almada, também estará presente para «demonstrar a posição das populações acerca deste tema», disse à Lusa um dos moradores da zona, José Pedro.

A Câmara Municipal de Almada mostrou-se sempre descontente com o caminho escolhido pela Rede Eléctrica Nacional (REN) para construir esta ligação entre as subestações de Fernão Ferro, no Seixal, e da Trafaria, em Almada, estando prevista a entrada em funcionamento da linha a partir de Março de 2008.

De acordo com o Vereador do Urbanismo, José Gonçalves, que falou anteriormente à Lusa, a possibilidade da linha de muito alta tensão acompanhar o traçado da A2 entre o Seixal e Almada, e do IC 20 até à Costa de Caparica, «teria tido impactos ambientais e visuais muito menos agressivos».

A proximidade de habitações, o incumprimento de alvarás, a interferência com estudos que estão a ser efectuados pela Câmara ou o afastamento em relação ao traçado original foram algumas das anomalias detectadas ao longo da parte da linha que atravessa o concelho de Almada, num total de 20 postes.

A REN, concessionária da linha, entregou entretanto à autarquia a localização alternativa desses 20 postes, sendo que a Câmara deverá anunciar hoje se concorda com esta disposição ou não.

Descontentes com a instalação de postes eléctricos junto às suas casas em Agosto sem qualquer aviso prévio, alguns moradores iniciaram o processo de informação à população, tendo sido criada uma comissão representativa que pretende colocar uma acção em tribunal contra o avanço das obras.

Uma intenção que outras entidades já levaram a cabo, nomeadamente a Câmara Municipal e os construtores de uma urbanização no Lazarim.

A colocação de um dos postes de electricidade está embargada por ter sido instalada num terreno camarário definido para espaços verdes e os construtores avançaram com uma providência cautelar que impedisse a passagem desta linha junto à Quinta de São Macário, não havendo ainda decisão judicial.

(fonte: Sol)

Sem comentários: