13/12/07

Moradores manifestam-se contra linha de alta tensão

Dezenas de moradores de Almada manifestaram-se ontem frente ao Ministério da Economia, em Lisboa, para exigir a suspensão da linha de muito alta tensão entre Fernão Ferro e a Trafaria, que dizem pôr em risco a saúde da população. «Queremos a suspensão imediata das obras em curso para conclusão da linha e que seja feito um estudo de impacte ambiental e outro para um traçado alternativo», adiantou ao JN Filipe Santos, representante do Grupo de Cidadãos contra a Linha de Muito Alta Tensão em Almada.

Recebidos por dois assessores do ministro Manuel Pinho, os moradores solicitaram uma resposta urgente para os problemas apresentados. Com postes a cerca de 15 metros das habitações, Filipe Santos diz que «o que está em causa é o prejuízo à saúde da população».

Num comunicado divulgado ontem, a Rede Eléctrica Nacional (REN) garante que a linha «fica muito abaixo dos limites de emissão de campos electromagnéticos fixados pela legislação portuguesa».

Na próxima segunda-feira, os moradores de Almada voltam aos protestos, com uma manifestação em frente à Câmara de Almada, com o intuito de conhecerem a posição da autarquia sobre este assunto.

(fonte: Jornal de Notícias)

Sem comentários: